a nossaescola Conheça quem somos e o que fazemos

Desde 1989, que a Escola de Moda do Porto se dedica ao ensino profissional de jovens e adultos na área da moda, apostando num ensino qualificado que dota os alunos de competências técnicas e profissionais. Tem as suas raízes na Escola de Moda Gudi, partilhando todo o conhceimento e saber-fazer da primeira escolar de moda de Portugal.

Com um corpo docente qualificado e certificado, cuidadosamente selecionado e com provas dadas nas suas áreas, o ensino da Escola de Moda do Porto é uma junção entre o concetual e a prática, que forma profissionais capazes de dar resposta às reais necessidades das indústrias têxtil e da moda.

Através de uma vasta rede de parcerias, a Escola de Moda do Porto garante aos alunos estágios em empresas de renome nacional e internacional, que proporcionam uma experiência válida e de iniciação à profissão.



PDF - Regulamento Interno

a nossahistória Conheça a história da escola

Foi em 1942 que Augusta Paredes Pereira Dias deu início à sua atividade, como formadora responsável pela Escola Corte Luc, que formava modelistas de vestuário.

Em 1966, procurando alargar os seus conhecimentos nesta área, Dª Augusta Costa Lima (como era conhecida), matricula-se na Escola Esmod Guerre Lavigne em Paris, para tirar o curso de “coupe et dessin de mode”. Era a mais conceituada das escolas de moda existentes na Europa, que reunia alunos de todas as nacionalidades.

Regressada ao Porto abre a Escola de Alta Costura Gudi, e começa por ministrar cursos de corte e costura, desenho de moda, bordados, plissados, montagem de toiles, graduação de escalas para a indústria de confeções e ainda decoração e arte floral. Por esta altura, paralelamente à atividade de formadora e diretora, foi responsável pela modelação, confeção e lançamento de várias coleções de fábricas como: Gabinete de Moda Mirry&Salgado, Empresas do Ameal, Imac, Varcelense, FIL – Fiação de Leça, Paulino Ferreira Leite, entre outras.

Procurando melhorar e aperfeiçoar a qualidade da sua formação, a Escola de Alta Costura Gudi dá origem, em 1968, à Escola de Moda e Decoração Gudi, formando os seus próprios quadros, dando-lhes especializações na Esmod em diversas áreas e equipando a escola com o mais moderno parque de máquinas de confeção. Numa parceria valiosa, a Escola de Moda do Porto lecionou usando o método de ensino da Escola Esmod Guerre Lavigne, recebendo uma visita anual de um estilista ou modelista da Esmod, que se deslocava ao Porto para realizar um workshops exclusivos e garantindo anualmente 10 vagas nos seus cursos a dez alunos da Gudi, assim como a reciclagem e especialização dos formadores, sempre que se considerasse importante. As festas de encerramento dos cursos e distribuição de diplomas eram eventos de pompa e circunstância, onde não faltavam as ilustres presenças de representantes autárquicos, civis e religiosos. Estes eventos, que decorriam no espaço da escola, vieram a dar origem às famosas passagens de modelos, então únicas no país, que atraíam não só empresários ligados ao setor da moda como às mais destacadas figuras da sociedade portuenses.

Com um grau de exigência elevadíssimo e prestígio incomparável, a Gudi começa a lançar no mercado as primeiras alunas que comprovavam os níveis de qualidade da formação e do ensino, surgindo assim as primeiras propostas para que a escola abrisse cursos de formação destinados aos trabalhadores de empresas têxteis. Sendo assim, em 1989 a Escola Profissional de Moda Gudi, por questões que se prendiam com os financiamentos por parte do Fundo social Europeu, teve que ter a sua própria identidade jurídica e dividiu-se em duas entidades:

Escola de Moda do Porto > escola de formação profissional Escola Gudi > escola privada de formação para adultos

Esta estrutura permanece até os dias de hoje, e a ainda que as escolas tenham dois públicos-alvo distintos, mantêm um objetivo comum: o da INOVAÇÃO, QUALIDADE E EXCELÊNCIA NO ENSINO DA MODA.

O que noscaracteriza Conheça a nossa missão, visão e valores

A NOSSA MISSÃO
A Escola de Moda do Porto tem por missão a qualificação educativa da formação profissional de jovens e adultos, de forma a contribuir não só para a sua preparação profissional adequada mas também para a sua formação integral.

A NOSSA VISÃO
Através da aproximação entre a escola e as instituições económicas, profissionais, associativas, sociais e culturais do tecido empresarial têxtil, a Escola de Moda do Porto luta por um futuro empresarial desenvolvido e competitivo, com recursos humanos qualificados.

OS NOSSOS VALORES
As práticas educativas da Escola de Moda do Porto estão alicerçadas em 6 valores fundamentais:

  1. PROFISSIONALISMO E TRABALHO DE EQUIPA: atuar com elevado padrão ético e profissional junto de todos os profissionais e alunos que connosco trabalham.
  2. QUALIDADE E ADAPTABILIDADE: apostar na qualidade do ensino e formação profissional, atuando com flexibilidade perante obstáculos e situações adversas.
  3. PERSEVERANÇA: procurar uma melhoria constante do nosso desempenho.
  4. EMPREENDEDORISMO E MELHORIA CONTÍNUA: apostar na inovação e atualização dos profissionais e alunos às constantes mudanças empresariais e sociais, de forma a criar um design responsável e sustentável.
  5. GARANTIR O FUTURO: alcançar todos os meios necessários ao cumprimento da nossa missão, garantindo o presente e sustentando o nosso desenvolvimento futuro.
  6. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: fomentar em todos os colaboradores um espírito ativo de responsabilidade social e ambiental.

projetoeducativo Conheça o nosso projeto educativo e regulamento

A particularidade do ensino da Escola de Moda do Porto concretiza-se no seu projeto educativo, construído de forma participada por todos os protagonistas do processo, dentro dos valores orientadores que nos permitem alcançar a nossa missão e continuar a construir a nossa visão de futuro.

Assume a responsabilidade e o compromisso de uma ação educativa orientada e de qualidade, que permita a adequação das características e recursos da escola às solicitações da comunidade onde se insere e à qual pretende prestar o seu contributo.

A Escola de Moda do Porto promove a criatividade e inovação dos alunos, elevando as suas capacidades e qualificações às necessidades contemporâneas do setor têxtil e da moda, através da disponibilização de conhecimentos práticos e tecnológicos atualizados.


PDF - Projeto Educativo

Porquêestudar na EMP?

  • Tem a sua base de formação na primeira escola de moda a surgir em Portugal - Escola de Moda GUDI, com mais de 40 anos de atividade no ensino da moda.

  • Todos os cursos lecionados na EMP têm um denominador comum: a MODA - interesse partilhado por alunos e professores.

  • Uma escola de pequena dimensão física, onde se respira um ambiente acolhedor e familiar.

  • Constituída por um corpo docente especializado, com formação e experiência comprovada nas suas áreas de intervenção, como é o caso de Hugo Costa, João Melo Costa, Fernando Nunes, Nelson Vieira, Jordann Santos, Miguel Barros, Matilde Rocha, Emerenciana Lopes, entre outros.

  • Os seus antigos alunos destacam-se nas suas áreas profissionais. Entre os quais: Carlos Gil, Daniela Barros, Andreia Oliveira, Diana Matias, Alexandre Marrafeiro, Joana Ferreira, entre outros.

  • Acumula anualmente reconhecidos prémios na área da moda e um certificado de qualidade de ensino e prestígio incomparável.

  • Realiza todos os anos parcerias com empresas, instituições e entidades prestigiadas, com vista a estreitar as relações entre a escola e o mercado de trabalho e a promover o intercâmbio de conhecimentos.

  • Oportunidade de estudar numa escola privada com elevada qualidade no ensino especializado na moda, com apoio às famílias através do financiamento do POCH, QREN, Governo da República Portuguesa e Fundo Social Europeu.

Informações de contacto

R. Dr. Alves da Veiga nº144, 1ºB 4000-072 Porto

+351 225 104 774

Subscreva a nossa newsletter