A EMP no Mundo
Durante três meses, estes finalistas dos cursos de Coordenação e Produção de Moda e Design de Moda, tiveram a oportunidade de pôr em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e desenvolver novas competências profissionais e culturais que contribuíram para o seu crescimento enquanto pessoas e profissionais, tornando-os mais autónomos, criativos e confiantes. Desta experiência, nasceu ainda uma página de Instagram inteiramente gerida pelos alunos que relata as suas aventuras em estágio, a “EMP no Mundo”.
O Erasmus+ é um programa da União Europeia que contribui para a internacionalização e excelência do ensino e formação na União Europeia, incentivando a criatividade, a inovação e o espírito empreendedor, e promovendo a igualdade, a coesão social e a cidadania ativa. A realização dos estágios profissionais internacionais permite aos alunos lidar com situações novas e desenvolver estratégias de adaptação à realidade de um país estrangeiro. Estas experiências têm um reflexo no seu desenvolvimento pessoal, através da melhoria da capacidade de adaptação à mudança, resiliência, desenvolvimento dos seus conhecimentos linguísticos e abertura à multiculturalidade, tendo um impacto direto na sua empregabilidade num mundo de trabalho que se assume cada vez mais global e caracterizado pela mobilidade laboral.
Nos últimos anos, através do Programa Erasmus+, a Escola de Moda do Porto colocou cerca de 20 alunos em estágios europeus e cerca de 15 professores em programas de Job Shadowing em países como Espanha, Itália, Reino Unido, Bélgica, França e Islândia.