Desenho de Vestuário (EFA)
Queres trabalhar na área têxtil e da moda? O curso de formação de adultos, de Desenho de Vestuário foi pensado para ti. Pergunta-nos e dizemos-te tudo o que precisas de saber.
Desenho de Vestuário (EFA)
moda & vestuário
Se a moda é o teu mundo, o curso EFA de Desenho de Vestuário é o indicado para ti.
Vais poder ganhar as competências chave necessárias ao trabalho na área têxtil e da moda. Desenvolver pesquisa relativa às tendências de mercado, colaborar no desenvolvimento de modelos de vestuário.
Poderás colaborar na conceção, desenvolvimento de coleções e na apresentação de modelos de vestuário para homem, senhora e criança; recolher informações relativas às tendências de mercado de produtos de vestuário, de forma a identificar as necessidades dos consumidores alvo; elaborar a documentação técnica necessária ao desenvolvimento dos modelos de vestuário da coleção; colaborar no desenvolvimento do modelo de vestuário, de acordo com as especificações técnicas e os padrões de qualidade definidos.
Condições de Acesso
Informações
O curso Educação e Formação de Adultos (EFA) de Desenho de Vestuário destinam-se a todos os que pretendam elevar as suas qualificações profissionais, e/ ou obter também uma certificação escolar, de nível secundário (12º ano).
HORÁRIO
Pós laboral (de 2ª a 6ª feira): 18h-22h
Laboral (2ª a 6ª feira) durante a formação em Contexto de trabalho (FCT): horário da empresa (7h/dia), num total de 35h por semana
Pausas letivas: mês de Agosto, Dezembro (Natal) e Páscoa (aproximadamente 8 semanas por ano).
Candidatos:
• idade igual ou superior a 20 anos (à data de inicio da formação)
• 9º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do ensino secundário (para alunos que pretendam cursos de dupla certificação);
12º ano ou > (para candidatos que pretendam obter a qualificação profissional)
• profissionais ativos (inscritos no centro de emprego), empregados ou desempregados
SAÍDAS PROFISSIONAIS
O curso EFA de Desenho de Vestuário irá dar-te as aptidões necessárias para trabalhares com várias entidades do setor têxtil e da indústria, desde gabinetes relacionados com tendências de moda, empresas de representação têxtil e vestuário. Poderás também exercer funções como desenhador de moda, orientador de compras, analista de projeto e controlador de qualidade, formador na área da moda em escolas e centros formativos.
- Desenhador de moda
- Orientador de compras
- Formador na área da moda
- Modelista de Vestuário
- Analista de projeto e das fichas de Modelos
- Responsável pela construção de moldes base e pelas suas transformações
- Responsável pelo desenvolvimento de amostras e protótipos
- Responsável pela elaboração de relatórios ou outra documentação técnica, relativos à sua atividade
- Controlador de qualidade
- Controlador de métodos e tempos
FAMÍLIA PROFISSIONAL | 542 – Indústrias do Têxtil, Vestuário, Calçado e Couro
ÁREA DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO | Indústrias do Têxtil Vestuário, Calçado e Couro
CERTIFICAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL | Curso do Nível Secundário de Educação Qualificação Profissional de Nível 4
PLANO
O plano de formação do curso EFA de Desenho de Vestuário é formado por unidades curriculares divididas em Formação Base, Formação Tecnológica, Portefólio Reflexivo de Aprendizagem (PRA) e Formação Prática em Contexto de Trabalho (FCT). A quantidade de horas de formação varia consoante as habilitações académicas do candidato.
Habilitações Académicas | Formação em sala | PRA | FCT | Total Horas de Formação |
9º | 1900 h | 85 h | 210 h | 2195 h aproximadamente 26 meses |
10º | 1550 h | 70 h | 210 h | 1830 h aproximadamente 22 meses |
11º | 1450 h | 65 h | 210 h | 1725 h aproximadamente 20 meses |
12º | 1350 h | 65 h | 210 h | 1625 h aproximadamente 19 meses |
Plano de Formação | Horas de Formação | |
Formação Base | (9º ano) | |
CP_1 | Liberdade e responsabilidade democráticas | 50 |
CP_4 | Processos identitários | 50 |
CP_5 | Deontologia e princípios éticos | 50 |
STC_5 | Redes de informação e comunicação | 50 |
STC_6 | Modelos de urbanismo e mobilidade | 50 |
STC_7 | Sociedade, tecnologia e ciência - fundamentos | 50 |
CLC_5 | Cultura, comunicação e média | 50 |
CLC_6 | Culturas de urbanismo e mobilidade | 50 |
CLC_7 | Fundamentos de cultura língua e comunicação | 50 |
CLC_LEC_ING | Inglês - Continuação | 50 |
CLC_LEI_ING | Inglês - Iniciação | 50 |
Formação Tecnológica | ||
1877 | Marketing de moda | 50 |
1878 | Pesquisa e análise de tendências de moda | 25 |
1879 | Projeto de tendências de moda | 50 |
1880 | Identificação de tecidos e malhas - noções fundamentais | 25 |
1881 | Identificação de tecidos de vestuário | 50 |
1882 | Identificação de malhas - interiores e exteriores | 25 |
1883 | Modelação de bases de vestuário | 50 |
1884 | Modelação de componentes de vestuário - camisas e blusas | 50 |
1885 | Modelação de componentes de vestuário - saias e vestidos | 50 |
1886 | Modelação de componentes de vestuário - calças | 25 |
1887 | Modelação de componentes de vestuário - casacos | 50 |
1888 | Iniciação à confeção | 25 |
1889 | Iniciação à confeção de componentes de vestuário | 50 |
1890 | Confeção de componentes de vestuário | 50 |
1891 | Montagem de componentes de vestuário | 25 |
1892 | Croquis técnico de vestuário | 50 |
1893 | Planificação de fichas técnicas | 50 |
1894 | Manipulação de imagem | 50 |
1895 | Desenho vetorial - criação de imagens | 50 |
1896 | Iniciação ao desenho de figura | 50 |
1897 | Aperfeiçoamento do desenho de figura | 50 |
1898 | Elementos básicos do design de moda - interiores e exteriores | 50 |
1899 | Elementos básicos do design de moda - grandes exteriores | 50 |
1900 | Design - moda | 50 |
1901 | Design de vestuário de bebé e criança - noções fundamentais | 25 |
1902 | Design de vestuário para bebé e criança | 50 |
1903 | Iniciação à ilustração de moda | 50 |
1904 | Ilustração de moda | 50 |
1905 | História da moda e dos têxteis da Pré-História à Alta Idade Média | 50 |
1906 | História da moda e dos têxteis do Românico ao Séc. XVIII | 50 |
1907 | História da moda e dos têxteis dos Séc. XIX e XX | 25 |
PRA - Portefólio Reflexivo de Aprendizagem | 85 | |
Formação Prática em Contexto de Trabalho | 210 |
Horas de formação e respetivas unidades curriculares para alunos com o 10º, 11º e 12º sob consulta.
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