EMP recebe classificação de Centro Tecnológico

5 Jul 2024

A Escola de Moda do Porto (EMP) recebeu, recentemente, a classificação de Centro Tecnológico Especializado (CTE), tornando-se, a nível nacional, a única escola dedicada exclusivamente à área da Moda com um CTE.

Esta certificação vem corroborar o investimento em melhoria contínua que esta instituição de ensino tem feito ao longo das últimas três décadas, e que a destacam como uma das escolas de Moda mais consagradas do país, distinguindo-se pela sua formação técnica e profissional de excelência.

Com uma ligação efetiva à prática da indústria e do vestuário, a EMP assume-se como um laboratório pedagógico de apreensão de conhecimentos e de valências para o desempenho laboral. Tem como objetivo a formação de jovens na área da Moda, habilitando-os para uma dupla certificação, académica a profissional e mantém-se, de forma regular e ininterrupta, entre as escolas mais premiadas do país. É ainda regularmente chamada à demonstração de boas práticas, respondendo a solicitações da Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP), da Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e da Câmara Municipal do Porto.

Ao nível do envolvimento no tecido empresarial, social e cultural, a EMP tem estabelecida uma rede de stakeholders que sustenta o propósito da formação no diagnóstico das necessidades na inserção dos recém-formados no mercado de trabalho e na dinâmica de novos perfis profissionais.

Como forma de alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos para 2030 a EMP que, fruto do seu crescimento mudou para umas novas instalações, mais modernas e maiores, encontra-se atualmente a investir na aquisição de novas máquinas e equipamentos da área têxtil e de vestuário, para as suas oficinas/laboratórios.

Desta modernização também fazem parte novos equipamentos modernos e avançados tecnologicamente, que permitem um menor consumo energético associado, e a aquisição de um software de criação e desenho de peças 3D, que permitem reduzir o desperdício de papel e outros materiais de produção de protótipo, que impactam diretamente o meio ambiente.