Iryna vence o concurso PFN

15 Dez 2020
Iryna Benzelyuk vence a 2ª edição do concurso PFN 2020, na categoria I.
A 2ª edição do concurso Novos Criadores PFN (Portuguese
Fashion News) aconteceu sábado, 12 de dezembro nas instalações da Plataforma Criativa da Fábrica ASA. O evento, integrado no Guimarães Marca Fashion Festival, distinguiu na categoria I com o 1º prémio, Iryna Benzelyuke com o 2º prémio, Daniela Antunes, alunas do 3º ano de Design de Moda da Escola de Moda do Porto (EMP). Tendo como tema para a segunda edição de 2020 do concurso e desfile PFNWe are one, as alunas desenvolveram as duas propostas utilizando tecidos fornecidos pelas empresas Maria Madalena e R. Maia, respetivamente. 

As duas alunas interpretam o tema através da inclusão. Daniela centrou-se na abstração de género e na referência a Rain Dove, ativista, modelo e ator norte americano.  Já Iryna ampliou o conceito e criou um coordenado que de forma abstrata cubre a pessoa, ocultando qualquer leitura de género, cultura, etnia, credo ou fisionomia. 

Entre os 21 participantes o júri, composto pela designer de moda Inês Torcato, Paulo Cravo, coordenador do Bloom/Portugal Fashion, Marta Mota Prego, representante da CM Guimarães / Guimarães Marca, Sílvia Costa, CEO da Bless International e a jornalista do T Mariana D’Orey, distinguiu com o 1º prémio o coordenado de Iryna Benzelyuk (categoria I), da Escola de Moda do Porto, com recurso a tecidos da empresa Maria Madalena. 

A alunterá acesso a um desfile na plataforma Bloom do Portugal Fashion e a um prémio monetário no valor de 300 euros.

21 alunos de escolas de moda de todo o país apresentaram os coordenados desenvolvidos a partir de tecidos cedidos por empresas do sector no desfile do PFN.