A Nossa História
A Escola de Moda do Porto surge do vasto conhecimento da Escola de Moda Gudi, como uma modalidade especial na educação, em alternativa ao Ensino Secundário e aos Cursos Científico-Humanísticos.
Tudo começa em 1983, quando é relançado o Ensino Técnico-Profissional e consequentemente, a criação do gabinete para o Ensino Tecnológico Artístico e Profissional (GETAP).
Logo após, algumas escolas técnicas valorizadas no mercado, incluído a Escola de Moda Gudi, são convidadas a integrar este desafio.
Em 1989, devido aos docentes, aos sólidos conhecimentos na área e instalações, a escola de Moda Gudi dá um novo passo em direção ao futuro. Origina a Escola de Moda do Porto e surge com os primeiros Cursos Técnicos de Design de Moda e Modelista de Vestuário a nível nacional.
História
conhece a nossa escola
Com um grau de exigência elevadíssimo e prestígio incomparável, a Escola de Moda do Porto lança no mercado as primeiras alunas. Estas comprovavam a qualidade da formação e do ensino.
Deste modo, em 2008, apresenta o Curso de Coordenação e Produção de Moda. Foi pioneira no lecionamento deste curso no norte do país marcando uma vez mais pela diferença.
Em 2012, nasce o Grupo Gudi. Neste grupo estão incluídos a Escola de Moda do Porto e a Escola de Moda Gudi, dedicada à formação especializada para adultos.
Com meio século de experiência e na terceira geração, o Grupo Gudi demarca-se como um grupo referência na formação especializada na área da moda e a apoiar a inovação e competitividade do setor têxtil.
Em 2017, com a implementação de um Centro Qualifica, a Escola de Moda do Porto, fortifica ainda mais, a vasta oferta educativa e formativa. Desta estrutura, baseada na cooperação, fazem parte algumas entidades como a ATP, IEFP, AEP, ANJE, CENIT, ANIVEC e CITEVE. Entram também Rui Pena & Associados, Pizarro SA, Petratex-confecções SA, Riopele Têxteis S.A. e Têxtil Cães de Pedra S.A. entre outras.
Ainda que as escolas tenham dois públicos-alvo distintos, esta estrutura mantém-se com um objetivo em comum: inovação, qualidade e excelência do ensino da moda.
Missão
A nossa missão passa pela qualificação educativa da formação profissional de jovens e adultos, contribuindo para a sua preparação profissional adequada e formação integral.
Visão
Através da aproximação de instituições do tecido empresarial têxtil, a Escola de Moda do Porto luta por um futuro empresarial desenvolvido com recursos humanos qualificados.
Valores
As práticas educativas da Escola de Moda do Porto baseiam-se em 6 valores fundamentais:
PROFISSIONALISMO E TRABALHO DE EQUIPA
Atuar com elevado padrão ético e profissional junto de todos os alunos e profissionais que trabalham connosco.
QUALIDADE E ADAPTABILIDADE
Apostar na qualidade do ensino e formação profissional, atuando com flexibilidade perante obstáculos e situações adversas.
PERSEVERANÇA
Procurar uma melhoria constante no nosso desempenho e aplicá-la na formação dos nossos alunos.
EMPREENDEDORISMO E MELHORIA CONTÍNUA
Apostar na inovação e atualização dos profissionais e alunos às constantes mudanças empresariais e sociais.
GARANTIR O FUTURO
Alcançar todos os meios necessários para o cumprimento da nossa missão.
RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL
Fomentar em todos os colaboradores a responsabilidade social e ambiental.
Projeto educativo
porque somos diferentes
A particularidade do ensino da Escola de Moda do Porto, está inserida na sua visão educativa, construída de forma participada pelos protagonistas do processo. Só assim é possível alcançar a excelência e continuar a construir a nossa visão de futuro baseado na qualidade.
Esta visão, assume a responsabilidade e o compromisso de uma ação educativa, que permita adequar as características e recursos da escola às solicitações da comunidade.
Assim sendo, a Escola de Moda do Porto promove a criatividade e inovação dos alunos. Eleva as suas capacidades e qualificações às necessidades atuais do setor têxtil e da moda, através da disponibilização de conhecimentos práticos e tecnológicos atualizados.
REGULAMENTO
estudar na EMP?
Conhece as regras de funcionamento da Escola de Moda do Porto.