Portugal Fashion
A experiência de uma recente visita à Islândia, país com grande tradição nas artes manuais, aliada à descoberta de novos métodos manuais têxteis, despertou em Joana Carmona a memória das horas passadas a observar a sua avó de Trás-os-Montes, que executava com paixão e maestria a técnica da tecelagem. Surge assim a coleção “Icelanding”, onde os materiais quentes e protetores dão origem a uma coleção onde a biodiversidade e cores daquele país insular se fundem com as técnicas manuais como o tricot e a tapeçaria dando origem a uma verdadeira reinvenção do artesanato.
A música do filme Aldeia da Roupa Branca e os trajes folclóricos foram a inspiração de Conceição Nunes para a coleção “Aldeia”, recheada de detalhes como padrões, camadas, folhos e volumetrias. Numa atitude urbana, as peças apresentam-se em materiais associados ao streetwear, com pormenores gráficos e acabamento a fio numa coleção que pretende ser uma ligação entre o passado e o presente com um “piscar de olhos” ao futuro.
O primeiro dia desta edição do Take 2 Portugal Fashion é dedicado ao Bloom, uma plataforma de promoção de talentos, contribuindo para a descoberta de novos designers na moda portuguesa, bem como para a integração profissional de jovens na indústria têxtil.