St’ART: Erasmus no Porto
Alunos e professores provenientes de Bilbao, Reiquiavique, Pistóia e a equipa do Porto iniciaram a semana com atividades de ice-breaking. Iniciamos a semana com uma conferência entitulada “The Historical and Social Evolution of “Ilhas” – Bonfim”, que serviu de mote para um trabalho de exploração e intervenção numa das zonas mais degradadas da cidade. Esta atividade foi dinamizada pelo Dr. Jorge Ricardo Pinto, docente e investigador no ISCET, realizada no Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, e contou com a presença de toda a comunidade escolar, representantes da Junta de Freguesia do Bonfim e da Câmara do Porto.
Após uma visita às “ilhas” do Bonfim os participantes puderam conversar com artistas locais, nas suas oficinas de trabalho. Visitaram exposições na Galeria Municipal do Porto e no Museu de Serralves, a Casa da Música e realizaram workshops sobre técnicas de manipulação fotográfica. Experiências de enriquecimento cultural e atividades para estimular a critatividade foram sendo realizadas durante a semana. Após terem sido expostos a todas estas fontes de inspiração, os alunos foram desafiados a intervir manualmente nas fotografias que tinham recolhido previamente e a criar as suas próprias interpretações dos espaços.
Os resultados não podiam ter sido mais criativos e satisfatórios, trazendo novos pontos de vista aos espaços das ilhas. Estes projetos foram apresentados numa exposição que encerrou a semana. Foi Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim, que os trabalhos exposotos uniram os participantes e os habitantes da freguesia. Este encontro marcarou o final de uma semana de pesquisa e reflexão sobre a cidade.
O projeto St’ART pretende promover a consciencialização para a arte como forma de reabilitar e dar vida aos espaços urbanos com necessidades de intervenção.